Iluminação LED em toda a cidade, na Itália – Sustentabilidade

Cidade de Torraca na Itália troca toda a iluminação urbana por iluminação LED

Iluminação LED por Diogo Silva – Matéria publicada no website do Instituto Ressoar

Lux Maior Iluminação LED - Cidades Sustentáveis no Instituto RessoarEm 2007, a cidade de Torraca, localizada no sul da Itália, tomou a decisão de substituir as lâmpadas incandescentes de suas ruas por iluminação LED ou lâmpadas LED (diodo emissor de luz). Elas são alimentadas por três estações de energia solar. Isso permite que o sistema seja autossuficiente e funcione 100% fora da rede de energia. Um total de 700 novas lâmpadas, cada uma com 54 LEDs individuais, resultou em uma economia de 70 por cento da energia urbana e dos custos de manutenção, graças a iluminação LED.

Torraca vem da palavra “turris”, que significa “torre”. A aldeia cresceu ao redor de sua torre de defesa, originária do tempo dos normandos. Mais tarde, a área foi expandida, incluindo um castelo e um palácio. Como muitas cidades antigas italianas, Torraca é caracterizada pelas suas sacadas, vielas, jardins e portais. Estas especificidades históricas são iluminadas, agora, por um sistema novo de lâmpadas que não causa gastos públicos desnecessários.

Lux Maior Iluminação LED - Cidades Sustentáveis no Instituto RessoarO prefeito e a administração municipal de Torraca decidiram colocar em foco a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, por meio da expansão do uso de energia renovável e do aumento da eficiência energética da cidade. Em 2007, esses compromissos levaram Torraca a converter para a tecnologia LED toda a sua iluminação pública ou ao ar livre. Há 700 novas lâmpadas no total. As chamadas “Lâmpadas Torraca”, patenteadas pela Gelbison Electronic, companhia italiana de eletrônicos, são compostas por 54 pontos de luz individuais, reunidos no interior de um revestimento de lâmpadas tradicional.

A iluminação LED é mais eficiente e mais rentável do que a gerada por lâmpadas incandescentes. A luz é mais durável e os diodos são mais difíceis de serem quebrados. “As lâmpadas ficam ligadas, em média, duas horas por dia. Nessa taxa, um LED pode durar 136 anos”, diz Mark McClear, diretor de desenvolvimento de negócios da Cree, fabricante dos LEDs utilizados na iluminação LED de Torraca.

O sistema de iluminação urbana por LED requer uma alimentação de 35 mil watts. Essa energia é fornecida por três novas usinas de energia solar, que geram 150 mil watts de eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos. A cidade de Torraca também investiu na construção de uma fábrica para produzir módulos fotovoltaicos e pesquisar novos avanços em tecnologia e infraestrutura.

A Universidade de Nápoles Federico II firmou parceria com a cidade de Torraca para o desenvolvimento de um curso de mestrado, intitulado “Legislação Técnica e Ambiental sobre Energias Renováveis” e um curso de licenciatura em “Ciências Políticas: Cooperação Internacional para o Meio Ambiente e Energia”. Os investimentos em LED fazem com que Torraca, hoje, atraia empresários, engenheiros, designers e pesquisadores acadêmicos locais e internacionais.

Fonte: Acesse o website Sustaintable Cities e leia a matéria original em inglês.